segunda-feira, 25 de abril de 2011

Qua a sua prioridade???

Sempre sou abordada com a pergunta: "Ei, o que você fez pra ter sido tão abençoada, ter um casamento sólido depois de 13 anos, ter sido curada dos ovários, engravidado e dado à luz a duas crianças lindas e saudáveis, etc,etc...????". Aí dá vontade de rebater a pergunta com outra: "Ei, e por que você não é abençoado assim???". Se o meu Deus é o mesmo que age e reage nas pessoas, por que algumas delas não recebem o que eu recebo, porque a graça de Deus não lhes alcança como alcança a minha vida? Sei que nada do que tenho é merecido e nenhum esforço sobrenatural de minha parte poderia me proporcionar as bênçãos sem medida com as quais sou contemplada. Então, surge-me a pergunta ansiosa: “Por que tantas pessoas recebem promessas de Deus, mas não conseguem vê-las se cumprirem?" E me sobrevêm o vento impetuoso de Deus com a resposta simples e certeira: PRIORIDADE.

No começo da minha fé, convertida sozinha em um lar não evangélico, enfrentei algumas lutas em relação à assiduidade na Casa de Deus. Sempre que ia saindo para cultos, evangelismos, ensaios, ouvia minha mãe dizer: "Primeiro a obrigação, depois a devoção!!!" Aquilo me perturbava intensamente. E em um de meus devocionais encontrei um versículo bíblico que dizia: "Busque em PRIMEIRO lugar o reino de Deus e faça tudo que lhe agrada, e não se preocupe porque no tempo dEle Ele te dará tudo". E bem já no início da minha caminhada de discípulo decidi PRIORIZAR Deus, não pelas coisas que eu poderia adquirir, mas por ter MORRIDO  para mim mesma e deixado Cristo VIVER em mim...

            E entendi que a escolha da prioridade hoje pode nos levar a um futuro glorioso ou a um fracasso vergonhoso. Prova disso é a história de Abraão e Ló; tio e sobrinho que partiram da sua parentela rumo à promessa de Deus. Abraão priorizou a presença de Altíssimo em todo o tempo, e mesmo enfrentando fome e guerras, por onde passava ia levantando altares de adoração. Ló deixou o coração ser guiado pela fartura contemplada pela cobiça dos olhos, e por onde passava ia construindo tendas para armazenar riquezas. Perdeu o foco, foi levado cativo, saqueado por reis injustos, aceitou o status dos sodomitas, andava tão vazio espiritualmente que não conseguiu influenciar os próprios genros a seguirem o seu Deus. Sem autoridade e desmoralizado, buscou alternativas ilícitas para solucionar problemas espirituais, meteu os pés pelas mãos e só foi livrado da morte pela intercessão de um justo(Abraão). Livre da morte, porém sem esposa, sem bens e sem a promessa de Deus. E o mais trágico foi ter sido embriagado pelas próprias filhas para que as mesmas tivessem relações sexuais com ele, a fim de perpetuar a descendência. Parece chocante?!!! Eu vejo esses fracassos se repetirem todos os dias, observando os insubmissos e auto-suficientes que se encontram ao meu redor; pessoas e lares destruídos porque priorizaram o que era material e resolveram viver pensando nelas mesmas, dando-se o direito de sonhar sonhos fora do propósito divino.

            Por outro lado, vemos Abraão, com os olhos fixos e coração obstinado em contemplar a promessa, priorizou o ETERNO; as coisas de Deus, e mesmo quando deu algumas escorregadas, ouviu do seu Senhor: "Não temas! nas suas guerras interiores, EU SOU SEU ESCUDO! E a sua recompensa em me seguir será demasiadamente GRANDE". Por priorizar Deus em todas as coisas, conquistou o privilégio de ver revelados segredos íntimos de Deus, sem falar que foi um dos poucos homens a quem o próprio Deus considerou AMIGO. Buscando em primeiro lugar o reino de Deus, viu Abraão seus bens sendo multiplicados, sua esposa estéril de 90 anos dar à luz um garotinho lindo, e toda a sua descendência sendo abençoada, até os iníquos foram abençoados pela justiça de um único homem OBEDIENTE, que priorizava a presença de Deus mais que tudo que possuía ou desejasse possuir.

            Sucesso e fracasso são consequências de uma causa chamada PRIORIDADE.  Então eu te pergunto: “As coisas eternas te atraem mais do que as terrenas?”  Se tu andas preferindo ler a bíblia, livros que te levem a intimidade com Aquele que te fez, sentes o coração ansioso pela hora de ir à Igreja, ama em atitude os que estão a sua volta, então, não duvide, a sua prioridade está em Deus. Mas, se tu tens negligenciado os teus devocionais por causa de novelas, filmes, internet; ou tens deixado de se congregar e compartilhar momentos com os irmãos da mesma fé, e ainda, não se anima com louvores e acha incômodo pessoas que pregam o nome de Jesus a tempo e à fora de tempo, então tens uma séria semelhança com Ló e, antes que seja tarde demais, retrocede, veja onde parou na caminhada, levanta um altar de adoração a Deus e pergunta a Ele: "O que queres que eu te faça?!” e diga-lhe: "Eis-me aqui!". Ele se inclinará a você e dirá: “Tudo bem, meu filhinho,  não precisa temer, o Papai está aqui! A minha aliança contigo é inquebrável e inabalável. Eu serei teu escudo e proteção em meio as setas inflamadas e tu verás a promessa se cumprir em tua vida...” Basta crer, obedecer... PRIORIZAR O ETERNO...

Um comentário: